Passar por uma experiência nova nem sempre é uma situação tranquila. A ansiedade pelo desconhecido pode gerar desconfortos e deixar o momento ainda tenso. Quando o cenário para esse encontro é o consultório odontológico, ele tem tudo para ficar ainda mais preocupante, não é mesmo? Bem, não mais! Nos últimos anos, a especialização em odontopediatria, voltada para o bem-estar e conforto dos nossos pequenos pacientes, fez com que as consultas ficassem mais prazerosas e rápidas sem perder a qualidade no atendimento.
Por se tratar de uma criança, um dos primeiros aspectos que precisamos ficar atentos é o tempo da consulta. Se o atendimento infantil já é complicado, com o tédio do paciente ele tem tudo para ficar impossível. Por isso, adotamos, aqui no consultório, uma nova estratégia que surgiu durante o período de pandemia: anamnese virtual.
Durante a primeira consulta, nós precisamos fazer uma entrevista completa com o responsável, perguntando hábitos alimentares, rotina diária, histórico da gestação, entre outros. Se antes isso era feito no consultório, o que contribui para o cansaço da criança, agora esse momento é feito em chamada de vídeo. Desse modo, todas as informações são coletadas e o encontro presencial fica mais dinâmico, voltado para o atendimento.
Consulta é sinônimo de diversão e saúde bucal
No dia da visita ao consultório não é só sentar e abrir a boca. A primeira etapa do encontro é promover uma ambientação do pequeno ao local. Mostrar os equipamentos detalhadamente, explicar cada acessório e até deixar o paciente interagir com os aparelhos é fundamental para acalmar a criança.
Além desse momento lúdico, nós também podemos contar com alguns aliados para ajudar no relaxamento, como um avental estampado, óculos de personagens e até alguns brinquedos. Muitos papais e mamães de primeira viagem ficam encantados com as artimanhas nesse momento.
Além da diversão, é preciso lembrar que o foco é fazer o atendimento – e isso nem sempre é só felicidade. Dependendo do caso, nós precisamos fazer alguns procedimentos mais invasivos e manipular a boca do pequeno. Não se preocupe, o choro é normal e não significa que ele está sentindo dor, apenas um pouco desconfortável. Por mais que tentemos deixar o momento agradável, o objetivo é garantir a saúde bucal.
A grande vilã de um atendimento tranquilo e prazeroso é a dor. Quando o paciente já chega ao consultório sentindo algum desconforto, fica bem mais difícil garantir o relaxamento e colaboração. Por isso, as consultas preventivas e regulares são importantíssimas nesse atendimento infantil. Com a regularidade adequada, normalmente, fazemos apenas uma profilaxia tranquila e o encontro é realmente um momento prazeroso para a criança, profissional e responsável.
As visitas constantes também fazem com que a criança crie o hábito de ir ao dentista. Assim, quando ela chegar à adolescência, provavelmente você já não precisará ficar tão preocupado em administrar a rotina de cuidados com a saúde bucal.
O importante é deixar claro que, atualmente, o consultório odontológico é um local bem mais amigável e confortável do que costuma ser no passado. Aqui, bem-estar e confiança são os nossos objetivos.