• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
3ago2015
aparelho dentário

Aparelho Dentário: Existe idade certa?

É só ver o primeiro dentinho desalinhado que os pais já ficam preocupados. Não é para menos. Um sorriso correto não é apenas fundamental para o bem-estar e autoestima, mas também evita problemas na mordida e proporciona uma melhor mastigação dos alimentos. Por isso, na hora de procurar tratamento, muitos pacientes acabam com a mesma dúvida: Existe uma idade certa para colocar aparelho dentário?

Como a maioria das questões ligadas à saúde, é impossível definir uma idade igual para todos os pacientes. As diferenças estruturais e até o comportamento da criança interferem nesse aspecto. A escolha do momento adequado também depende muito do tratamento escolhido pelo ortodontista. Desse modo, contar com um profissional de confiança e especializado no atendimento e desenvolvimento infantil pode fazer toda a diferença.

Importância da avaliação

Para definir a abordagem, todo ortodontista precisa fazer uma avaliação minuciosa do caso. A Associação Americana de Ortodontia indica que esse procedimento seja feito a partir dos sete anos. Porém, com um acompanhamento adequado desde os primeiros dentes de leite, o profissional é capaz de detectar problemas, como a má oclusão, bem antes do que se recomenda.

Quanto mais cedo a alteração é percebida, maior a chance de sucesso do tratamento. Além disso, a análise antecipada proporciona o uso de outras metodologias, como técnicas de Reabilitação Neuro Oclusal (RNO), capazes até de evitar o uso de aparelhos.

Mas não é apenas a questão odontológica que precisa ser levada em consideração. O comprometimento da família é fundamental para o êxito do tratamento. Nessa hora, é preciso entender que todos precisam fazer a sua parte para que o resultado esperado se concretize.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account