• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
2out2015

Mau hálito não é doença, mas precisa de atenção

Basta a pessoa falar pertinho para você sentir aquele cheiro desagradável. Segundo a Associação Brasileira de Halitose, 30% da população nacional, cerca de 50 milhões de pessoas, sofre com o mau hálito. Apesar de ser o pesadelo de muita gente, algumas dicas simples podem ajudar a evitar esse problema.

O primeiro passo é compreender exatamente o problema. A halitose, como também é chamada, é uma condição anormal do odor expirado pelos pulmões, bocas e narinas. Apesar do cheiro desagradável, o mau hálito não é considerado uma doença, porém, pode indicar um desequilíbrio do organismo.

Causas da halitose

Muitos fatores contribuem para o surgimento do mau hálito como hábitos alimentares irregulares, estresse e até a ingestão inadequada de água. Porém, entre todos os culpados, o maior vilão ainda é a higiene bucal incorreta.

Quando a pessoa percebe que o seu hálito não está adequado, a questão pode ser facilmente contornada. O problema é que nem sempre isso acontece uma vez que o cérebro humano acaba se acostumando com os odores exalados constantemente pelo corpo, fazendo com que o responsável nem tenha conhecimento do distúrbio. Nesses casos, o constrangimento social é enorme. Desse modo, a atitude mais sensata é procurar alternativas para evitar o problema.

Dicas para evitar o mau hálito

Evite o jejum – Comer de três em três horas faz com que o organismo não precise queimar gordura armazenada para obter energia. Esse processo libera compostos químicos que causam a halitose sistêmica. São apenas lanchinhos, nada de usar o hálito para quebrar a dieta.
Beba água – O excesso de salivação é um dos responsáveis pela halitose. Assim, não negue um bom copo d’água durante o dia.
Coma frutas – Alguns alimentos podem auxiliar na higienização bucal e devem estar sempre no seu cardápio diário: frutas cítricas, como laranja e limão; maçã, kiwi e o gengibre. Evitar alimentos muito condimentados também pode ajudar nesse processo.
Pare de fumar – Além de todos os problemas de saúde mais conhecidos, o cigarro também pode causar mau hálito.
Escove os dentes corretamente – É bom lembrar que a higiene adequada é fundamental. Além dos dentes, é preciso caprichar na escovação da língua e também fazer uso do fio dental diariamente.

Ter uma bala de menta no bolso é uma boa estratégia para situações de emergência. Porém, não se esqueça de que a halitose indica que algo não está correto com o seu organismo. É um sinal de que está na hora de procurar o seu dentista para uma consulta.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account