• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
1set2015

Cuidado com “dentes de leite” é fundamental para a saúde bucal

Eles surgem por volta dos seis meses de idade e começam a cair a partir dos seis anos. Por serem substituídos ainda na infância, os decíduos, também conhecidos como “dentes de leite”; nem sempre recebem os cuidados necessários. O que muitos pais não sabem é que o desenvolvimento correto da dentição nessa idade é fundamental para a saúde bucal no futuro.

Um erro comum é achar que, quando amolecem e caem, os dentes levam com eles todos os problemas. Não é bem assim. Apesar de pequenos, eles também são propensos a processos inflamatórios e ao surgimento de cáries, podendo fazer com que os dentes definitivos já nascem com essa “herança negativa”.

Além disso, é importante lembrar que os “dentes de leite” só são substituídos completamente após os 11 anos de idade. Nesse período de convivência entre as duas dentições, bactérias e outros problemas podem migrar e atingir os novos membros.

A prática correta da higiene bucal também deve ser exercitada desde cedo. Quando uma criança não é estimulada para tratar e escovar os “dentes de leite”, dificilmente ela irá adquirir o hábito com os dentes definitivos. O papel dos pais é incentivar e apresentar os benefícios da higiene, independentemente se o dente vai cair ou não.

De olho no posicionamento

Como os “dentes de leite” servem de guias para a erupção dos definitivos, é preciso conferir se o desenvolvimento e posicionamento estão corretos. Esse cuidado é fundamental para o melhor crescimento dos arcos dentais e das articulações. Assim, o acompanhamento de um odontopediatra é primordial para perceber as possíveis alterações e corrigir o progresso de dentes, ossos, músculos e outras estruturas da face.

O desenvolvimento correto também tem outro papel importante nessa idade: a fonação. O posicionamento adequado dos “dentes de leite” é um elemento chave para uma fala correta, um dos principais fatores de integração social.

Por último, é essencial lembrar a importância da mastigação adequada dos alimentos. Quando não estão bem alinhados, os dentinhos podem comprometer o processo de deglutição, interferindo na alimentação do pequeno.

Consultar um odontopediatra ainda nos primeiros meses de vida é fundamental para evitar esses e outros problemas futuros. Além de conferir se o crescimento está correto, o profissional é capaz de passar informações valiosas para a saúde bucal em todas as fases da vida.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account