Como fazer a higiene bucal do bebê?
A amamentação é fundamental para a nutrição e o desenvolvimento adequado dos músculos da face, porém, quando o pequeno já está bem alimentado, é normal encontrar alguns resíduos do leite que permaneceram na gengiva do pequeno. Mesmo ingerindo apenas o leite materno, a boca do bebê também está sujeita à proliferação de bactérias. Por isso, a higiene bucal precisa de atenção e cuidados especiais antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem.
O processo de higiene é tão simples que nem as mães de primeira viagem precisam ficar preocupadas. Basta pegar uma gaze ou uma fralda umedecida em água filtrada e fazer a limpeza com movimentos bem suaves. Aproveite para brincar com o pequeno transformando a higiene num momento de interação.
A partir dos seis meses de idade, os decíduos, também conhecidos como “dentes de leite”; começam a aparecer. Nessa hora, o ideal é substituir a gaze por uma dedeira ou mesmo escovas apropriadas. A melhor escolha é a opção infantil, que apresenta cerdas bem macias para fazer a limpeza.
A utilização do creme dental só deve ser feita após a indicação de um odontopediatra. Após a visita, o profissional irá recomendar a opção que mais se adequa ao momento vivido pelo pequeno.
Atenção com as cáries
A amamentação noturna combinada com o surgimento da dentição pode resultar em um problema muito comum nos pequenos: A cárie de mamadeira. Durante a noite, muitos pais acabam abrindo mão da higienização bucal correta, o que facilita o desenvolvimento desse tipo de cárie. Além de causar dor, a cárie de mamadeira ataca os dentes em um curto espaço de tempo, podendo provocar mau hálito, dificuldade na mastigação e até perda de peso.
Outro problema que precisa ser evitado é o contágio do pequeno por bactérias e cáries dos adultos. Por isso, evite assoprar a comida do pequeno e nunca divida seus talheres com ele. Beijinhos na região da boca também podem transmitir doenças e devem ser impedidos.
O crescimento de uma dentição saudável começa nos primeiros meses de vida. Assim, é fundamental fazer visitas periódicas ao odontopediatra. O profissional irá acompanhar o desenvolvimento do pequeno além de passar preciosas informações aos pais.