• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
14set2018
Dicas para incentivar a criança a escovar os dentes

Dicas para incentivar a criança a escovar os dentes

Incentivar a criança a escovar os dentes é sempre uma tarefa inglória. Mesmo com as dicas  que eu já passei aqui pelo blog ou nas redes, muitos pais me procuram dizendo que ainda encontram sérias dificuldades para fazer a higienização. Pensando nisso, separei 05 dicas práticas e objetivas para você superar esse momento:

  1. Aposte no personagem favorito: Qual desenho que ela mais gosta? Peppa Pig, Dora, a aventureira, Mickey Mouse? Se você tiver um boneco deles em casa, melhor. Aproveite a oportunidade e traga o fiel companheiro para o momento da escovação. Você pode contar uma história para distrair a criança, tornando a situação mais lúdica e divertida. Já que estamos na era da tecnologia, existem aplicativos que ajudam justamente nessa hora.
  2. Dê (um pouco) de poder ao pequeno: Na hora de comprar a escova, por exemplo, aproveite e leve a criança junto. Deixe que ela escolha qual kit de higienização deseja. Claro, limite as opções para que ela não abuse da boa vontade e escolha algo dentro do orçamento. Com esse simples cuidado ela vai sentir que sua escolha foi importante e valorizará o momento de usar sua nova escova.
  3. Ensine desde cedo: A partir do rompimento do primeiro dente, incentive já o uso da escova. É a partir desse momento que começa a acumular bactérias, que podem causar a cárie de mamadeira. Nada como começar cedo para criar um hábito saudável.
  4. Ofereça recompensas: Se a criança é muito relutante, uma estratégia é criar um simples sistema de recompensas. A cada escovação agradável, por exemplo, ela pode receber um adesivo de estrelinha para guardar. O importante é apostar em coisas simples e de pouco valor. Se ela não se comportar, não ceda. Ela não vai ganhar nada hoje.
  5. Explique as consequências: Os bichinhos que vivem na boca podem prejudicar e estragar os dentes se eles não forem corretamente limpos. Explicar com calma e de uma forma lúdica pode fazer com que a criança entenda a situação e ajude na hora da limpeza. É importante ela compreender os riscos.

Como você deve ter percebido, em qualquer um dos casos é preciso dedicar tempo e paciência ao pequeno. Mas, quando ele crescer com um sorriso lindo e saudável, vai compreender que valeu a pena.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account