• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
3out2017
Chupeta entorta dente?

Afinal, chupeta entorta os dentes?

Uma importante aliada na hora do choro ou uma inimiga quando relacionada ao desenvolvimento da dentição? Essa costuma ser uma das principais dúvidas de pais e mães que não sabem se o uso da chupeta entorta os dentes e prejudica a oclusão, ou se isso não passa de um mito.

Como quase tudo na vida, não existe uma resposta categórica e definitiva sobre o tema. O importante é entender que o uso da chupeta pode promover um crescimento inadequado do osso do palato, conhecido como céu da boca e, nesse caso, a dentição da criança pode sim ficar comprometida.

Por outro lado, se o uso da chupeta for interrompido por volta dos dois anos, mesmo que tenha ocorrido uma alteração na estrutura da boca, existe grande chance dela se corrigir por meio do desenvolvimento natural. A partir desse momento, o uso prologando pode deixar alguns vestígios que, dependendo do caso, só será corrigido com o auxílio de um aparelho ortopédico e/ou ortodôntico.

Chupeta não é a única vilã

Apesar de sempre ser o alvo das dúvidas, não é apenas a chupeta que pode trazer problemas à oclusão dos pequenos. O hábito de chupar o próprio dedo também contribui para uma alteração do palato.

É importante lembrar que algumas alterações provocadas por maus hábitos nem sempre são percebidas por meio da estética. O uso da chupeta, por exemplo, pode promover um posicionamento inadequado da língua, provocando problemas de fala e mastigação.

Caso você ainda ache cedo para tirar a chupeta, uma boa sugestão é limitar seu uso aos momentos mais delicados, evitando com que ela fique à disposição o dia inteiro. Não preciso nem comentar que colocar a chupeta no mel, ou açúcar, além de trazer todos os problemas já citados também contribui para o aparecimento de cáries.

Uma vez que os pais estejam convencidos de que chegou a hora de abandonar a chupeta, o próximo passo é planejar como fazer essa transição de maneira tranquila e sem grandes rupturas.

Se você está tendo alguma dificuldade para lidar com o assunto, ou quer contar a sua experiência, deixe um comentário aqui. Vamos trocar informações e ajudar mais pessoas a passarem por esses momentos clássicos da educação. Se preferir conversar pessoalmente com um odontopediatra em São Bernardo, é só passar aqui no consultório: Travessa Daré, 74 – Conj. 310, Rudge Ramos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account