• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
1ago2016
Amamentação no peito ajuda no desenvolvimento dentário

Amamentação no peito ajuda no desenvolvimento dentário

Rico em vitaminas e nutrientes, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Só por isso, a amamentação no peito já é mais do que recomendada nos primeiros anos de vida. O que muita gente não sabe é que, além da nutrição, o ato de amor também tem uma importante função no desenvolvimento da dentição.

Você já parou para imaginar o esforço físico feito pelo bebê para sugar o leite? Pode parecer pouco, mas para um recém-nascido essa prática é uma verdadeira academia. A amamentação faz com que os músculos da face sejam estimulados, além de fortalecer a língua, bochechas e lábios. O correto posicionamento da língua, faz com que o bebê sincronize a ordenha, com a deglutição e respiração.

Esse exercício feito várias vezes ao dia, sempre que o bebê quiser, faz com que a condição neuromuscular do pequeno se desenvolva corretamente, contribuindo assim para o desenvolvimento fisiológico do crânio, além de outros benefícios, sendo um importante passo para a mastigação.

A boa nutrição oferecida pelo leite materno também é uma importante arma contra as cáries. Além de fortalecer a estrutura óssea, o leite é rico em anticorpos e nutrientes, aspectos fundamentais para a saúde do pequeno.

Mesmo que o leite oferecido seja o materno, a amamentação pela mamadeira não consegue simular e providenciar todos esses benefícios. Apesar de incômodo em algumas situações, o peito da mãe é insubstituível.

Após a alimentação, também é importante ficar atenta aos cuidados com a higienização da boca do bebê. O pequeno também pode sofrer com cáries e bactérias. Não vale correr o risco.

A amamentação correta também não evita totalmente que o bebê desenvolva algumas alterações estruturais. Por isso, o acompanhamento de um odontopediatra é fundamental. Quando mais cedo se descobre um problema, mais opções de tratamento ficam disponíveis.

Foto: flickr.com/maessive

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account