• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
15set2016
Bruxismo: fique atento aos sintomas

Bruxismo: fique atento aos sintomas

Você já conheceu alguém que ficava com a mandíbula cerrada enquanto dormia? Se não, é apenas uma questão de tempo. Esse hábito inconsciente de esfregar os dentes uns nos outros é conhecido como bruxismo e pode alterar a dentição se não for tratado.

Apesar do nome, o bruxismo não tem nada a ver com nenhum tipo de magia. Na verdade, a palavra é baseada em um termo grego e significa “ranger os dentes”. No passado, acreditava-se que quem sofria do distúrbio tinha sido vítima de um feitiço.

Além de desgastar os dentes com o tempo, o bruxismo pode interferir também na estrutura da mandíbula e até aumentar a pressão craniana.  Por isso, os sintomas percebidos muitas vezes não estão diretamente ligados à dentição, mas a outros problemas, como dor de cabeça, zumbido no ouvido e dores nos músculos faciais. Com o desgaste, os dentes podem se tornar sensíveis, dificultando a ingestão de alimentos quentes demais ou muito gelados.

Por ser um ato inconsciente, a maioria das pessoas apresenta o bruxismo durante o sono. Em alguns casos, o ranger é tão intenso – e perturbador, que pode até acordar uma pessoa.

Possíveis causas

Podemos citar o incorreto posicionamento da dentição como o fator responsável, mas o bruxismo também pode acontecer em pessoas cuja estética do sorriso é perfeita. Então podemos dizer que um dos vilões por trás do distúrbio é o contato entre os dentes, ou seja, um desequilíbrio que faz com que a maioria das pessoas mastigue mais de um lado do que do outro, ou ter preferência por um lado.

Tratamento

Após o diagnóstico, um dentista pode indicar qual é o melhor tratamento para cada caso. Uma das medidas mais comuns é utilizar uma proteção nos dentes para dormir, que evita o desgaste causado pelo contato entre eles. A placa ajuda a suavizar o esforço, mas não elimina o problema, porque se deixar de usá-la o bruxismo continua instalado. Como o objetivo da RNO é o equilíbrio oclusal, ajustar os dentes permitindo que os contatos sejam distribuídos melhoram este desconforto, muitas vezes dispensando o uso da placa. Dependendo da origem do problema, terapias psicológicas e técnicas de relaxamento também podem ajudar no processo.

Se você está acordando com um desconforto nos maxilares, ou até mesmo dor de cabeça, informe isso ao seu dentista. Quem está procurando um profissional capacitado, além de odontopediatra, a Dr. Paula Portella também é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, com ênfase em Reabilitação Neuro-Oclusal, pela Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account