• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
29maio2017
Distúrbios bucais podem causar dor de cabeça

Distúrbios bucais podem causar dor de cabeça

Sentir dores na cabeça é um incômodo que todo mundo já passou. Não é para menos. O sintoma pode estar relacionado a várias origens, como gripe, desequilíbrio emocional, distúrbios vasculares e, por incrível que pareça, até alterações odontológicas.

Apesar de parecer surpreendente, o posicionamento incorreto dos dentes, a ausência deles ou mesmo numa estética ótima, mas com contatos entre os dentes ineficientes, podem sim estar relacionado às dores. Uma das principais razões é a alteração na posição da mandíbula, que sobrecarrega a Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e os músculos da mastigação. Entre as queixas comuns desse problema estão as dores da cabeça, dores e zumbidos no ouvido; incômodos na Articulação Temporomandibular, cansaço ao mastigar os alimentos, dores na nuca, entre outras.

A identificação do distúrbio pode ser feita por meio de exames para avaliação dos movimentos mandibulares. É também possível detectar o problema ao apalpar a musculatura e reparar em detalhes, como o estalar do maxilar.

Uma vez diagnosticado, o próximo passo é buscar o tratamento adequado. Entre as diferentes técnicas disponíveis no mercado, o uso de aparelhos ortopédicos, a colocação de próteses e placas, os ajustes oclusais da Reabilitação Neuro Oclusal (RNO) têm se mostrado uma das mais eficientes.

Por meio de exercícios e uma reeducação de hábitos, o método atua visando o equilíbrio do sistema mastigatório e da oclusão, contribuindo para o desaparecimento dos sintomas e evitando uma intervenção mais incômoda.

Bruxismo

Outro distúrbio odontológico que pode estar diretamente relacionado às dores de cabeça é o bruxismo. O ranger e apertamento dos dentes sem necessidade funcional provocam a sobrecarga da musculatura e, consequentemente, dores de cabeça tensionais.

Por ser comum durante a noite, normalmente, o bruxismo pode ser detectado polissonografia, exame para detectar distúrbios do sono. Na maioria dos casos, o tratamento inclui a utilização de uma placa intrabucal que promove o relaxamento muscular. Em alguns pacientes, também é indicada a aplicação de Botox.

Se você sofre com dores de cabeça e não consegue resolver o problema, a resposta pode estar na odontologia. Procure um especialista e melhore a sua qualidade de vida.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account