• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
15out2020

Grávida pode ir ao dentista?

Poucos assuntos são mais delicados do que o atendimento odontológico durante a gestação. Para ficar ainda mais complicado, esse é um período em que as mudanças físicas, psicológicas e hormonais acabam prejudicando a saúde bucal, mesmo que temporariamente. Nessa hora, sempre surge aquela pergunta clássica: grávida pode ir ao dentista?

Mas antes de entrar nesse tema, já quero derrubar um dos maiores mitos sobre o assunto. Muitas futuras mamães acreditam que a gravidez é um período que facilita o surgimento de cáries graças à perda mineral para formação dos dentes do bebê, mas isso não passa de uma crença popular. Na verdade, existe uma grande mudança hormonal – e muitas vezes de hábitos alimentares – que contribuem para a fragilidade da saúde bucal. Mas quando a gestante tem um acompanhamento correto, é possível passar toda a gestação sem nenhuma cárie e mesmo assim seu filho crescer com dentes lindos e saudáveis.

Então a resposta é bem direta: a gestante não apenas pode ir ao dentista, mas deve fazer consultas de rotina. Muitas pesquisas já relacionaram inflamações periodontais, como gengivite e periodontite, a um possível parto prematuro. Além disso, a boca é parte fundamental para a manutenção da nossa saúde e se tem um momento que precisamos manter a imunidade em alta é justamente durante a gestação.

Gestante no consultório: cuidados especiais

Porém, ainda são muitos os profissionais que ficam receosos durante o atendimento de uma gestante, uma vez que essa consulta requer alguns cuidados especiais, tanto por parte do profissional, quanto por parte da futura mamãe.

O ponto que eu quero ressaltar é sobre o uso de medicamentos. Durante a gestação, a futura mamãe passa sim por uma restrição quanto aos remédios e não pode usar todos os princípios ativos. Mas isso não é uma exclusividade do consultório odontológico. Em qualquer especialidade, é preciso atenção para fazer a receita médica. 

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o raio-x. Os exames radiográficos, quando observadas todas as medidas de precaução, não precisam ser cancelados. Se for possível evitar o primeiro trimestre de gestação, mais especificamente entre a 4ª e 5ª semana em que a organogênese é mais delicada, melhor. Porém, hoje existem equipamentos modernos, como o raio-x digital, que promovem uma redução incrível de exposição à radiação.

Qual a melhor momento para grávida ir ao dentista?

O que eu quero deixar claro é que o atendimento odontológico à gestante requer alguns cuidados, mas pode sim ser feito com toda segurança. Por isso, em casos emergenciais, o ideal é já procurar um profissional para começar um tratamento e não oferecer riscos ao feto.

Porém, quando o caso não é uma emergência odontológica, o ideal é realizar as possíveis intervenções durante o segundo trimestre de gestação. Em algumas situações, quando é viável, pode ser mais interessante esperar o nascimento do bebê para retomar o tratamento. Mas essa decisão precisa ser tomada dentro do consultório, após o profissional detalhar o seu caso clínico.

Os maiores riscos de um tratamento odontológico em gestantes aparecem quando a futura mamãe ainda não sabe que está grávida. É muito normal a mulher não ter consciência da gravidez até a oitava semana de gestação e, quando acabam indo ao consultório, o dentista não é avisado. Fora isso, não há motivos para insegurança.

Quer saber mais sobre a importância de um pré-natal odontológico? Então entre em contato e conheça nosso atendimento exclusivo para gestantes. Tel. (11) 2669-8991 ou WhatsApp: (11) 97663-3878

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account