• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
21mar2017
Mastigação correta começa antes dos primeiros dentes

Mastigação correta começa antes dos primeiros dentes

É comum os pais levarem os filhos ao dentista só quando os primeiros dentes começam a aparecer. Eu até entendo o motivo, muita gente acha que não há muito que possamos fazer. Um engano. Antes de as pontinhas nascerem, o odontopediatra pode ajudar a estimular toda a região da boca, auxiliando no correto desenvolvimento da língua, bochechas e outros músculos faciais.

Esse acompanhamento mais rigoroso é fundamental quando o assunto é a alimentação do pequeno. Costumamos pensar na mastigação de uma forma natural, quase involuntária, porém o estímulo dessa atividade começa antes dos dentes nascerem, durante transição da amamentação para os alimentos sólidos.

Um profissional atento consegue, já nesse período, corrigir as funções de algumas estruturas. Um dos exemplos é a língua, primordial no processo encaminhamento e digestão do alimento. Sua posição correta é dentro da boca, apoiada no palato, chamado popularmente de céu da boca.

Quando a língua não está corretamente posicionada, a boca fica entreaberta diminuindo a capacidade de contração dos músculos faciais, o que pode fazer com que as bochechas fiquem caídas e os lábios alterados. Nesse caso, é possível que a criança apresente uma deglutição atípica e alteração na produção dos sons da fala.

 

A importância de estimular a mastigação

Mesmo quando o bebê ainda não tem dentinhos, é bom ir introduzindo pedaços de alimentos macios na papinha pastosa, com uma consistência que permita que a gengiva parta o pedaço. A textura dos alimentos em contato com a gengiva estimula a erupção dos primeiros dentes, chamados decíduos, permitindo um desenvolvimento e crescimento natural da boca.

Alimentos batidos no liquidificador não são recomendados. Se a criança fica tempo demais se alimentando de forma líquida, os músculos faciais tendem a ficar flácidos. A ausência de texturas que estimulem movimentos musculares diferentes faz criança acabe só engolindo e não deglute a comida.

Pode parecer simples, mas até uma atividade comum como a mastigação requer uma atenção especial para que se desenvolva da maneira correta. Quando paramos para pensar que a boca também é responsável pela respiração, fonação e deglutição, o acompanhamento de um profissional desde o princípio se faz ainda mais necessário.

Se você procura um profissional especialista em odontopediatria, nosso consultório fica no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account