• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
15out2015

O que é uma cárie?

A odontologia evoluiu muito com o passar dos anos. Novos tratamentos e diagnósticos transformaram os dentistas em profissionais bem mais completos, capazes de solucionar diferentes problemas e disfunções do sistema estomatognático. Mesmo assim, um distúrbio bem conhecido e ainda ocupa boa parte do tempo dos especialistas: a cárie.

Não é para menos. Em 2003, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal avaliou 108.921 brasileiros e constatou que quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie. Entre as crianças de cinco anos, o número salta para 60%, chegando aos incríveis 90% entre os adolescentes de 15 a 19 anos. Apesar de o Brasil ter apresentado uma diminuição na incidência de cáries nos últimos anos, esse problema ainda é uma realidade.

O que é uma cárie?

A cárie nada mais é do que uma lesão estrutural causada pela deterioração do dente. Na maioria dos casos, ela está relacionada ao hábito alimentar e higiênico do paciente. A herança hereditária também pode interferir na predisposição para o aparecimento, ou não, da alteração.

Normalmente, a cárie é identificada por meio de machas brancas e opacas na dentição. Quando mais evoluídas, elas também podem apresentar colocações mais escuras. Nem toda mancha é sinônimo de cárie, assim como nem toda cárie é facilmente percebida. Em alguns casos, ela pode aparecer entre os dentes e até debaixo das restaurações. Cabe ao dentista avaliar a existência e em que grau está.

Sintomas da cárie

Aquele clássico desconforto no dente pode sim significar a presença de uma cárie. A dor costuma aparecer durante a ingestão de algo doce, comidas muito geladas ou quentes ou até mesmo durante a escovação. Com o desenvolvimento, o desconforto tende a aumentar, sendo sentido de maneira espontânea, ou seja, sem a necessidade de estímulos.

Como a cárie costuma causar uma cavidade no dente, restos de alimentos acabam se alojando nesse novo espaço e promovem uma proliferação de bactérias. Nesse caso, a cárie também está relacionada ao mau hálito, além de provocar uma inflamação no local.

Não existe mistério no tratamento da cárie. O papel do dentista é fazer uma restauração do local. O procedimento depende do grau de comprometimento apresentado. Na maioria dos casos, o profissional remove totalmente a cárie e fecha a cavidade com um material isolante.

Como em outros distúrbios, o melhor tratamento contra cárie é a prevenção. Escovar os dentes três vezes ao dia, utilização de produtos dentários que contenham flúor, uma dieta balanceada que evite o excesso de açúcar e a visita periódica ao dentista devem fazer parte da rotina de quem quer fugir desse problema.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account