• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
15jan2016
Primeiro dente mole | Foto: Freeimages.com/ Aldon Scott Mc Leod

Primeiro dente mole? Saiba como lidar

De repente o seu filho chega perto e precisa te contar uma novidade: Meu dente está mole. Apesar de todo pai saber que isso vai acontecer por volta dos seis anos, essa é sempre uma surpresa gostosa. Não é para menos, isso significa que a criança não é mais aquele bebê e já está desenvolvendo a dentição permanente. Apesar de natural, ainda é fácil de encontrar pais que não sabem como lidar com essa nova situação.

Uma das principais questões desse momento é tentar confortar e explicar o que está acontecendo para o pequeno. Muitas vezes, por desconhecimento, eles podem ficar assustados achando que algo não está adequado. O papel dos pais é evitar esse nervosismo e fazer a criança entender que isso faz parte do processo de crescimento. Basta agir com naturalidade e até parabenizar seu filho por esse momento tão importante.

Tirar ou não o dente mole?

Depois da descoberta, a questão fica mais complexa: O que fazer? Você provavelmente já deve ter ouvido várias orientações de como arrancar um dente de leite mole. Alguns até sugerem amarrar o coitado a uma porta. Não faltam fórmulas e gente querendo dar pitacos nessa hora, porém, resista a tentação e não dê ouvidos.

Normalmente, os dentes de leite caem sem ajuda externa. Na maioria dos casos, a queda acontece durante a escovação ou na mastigação. Se você quer acelerar esse processo, uma dica é oferecer ao pequeno alimentos mais rígidos, como uma maçã.

Se mesmo assim o dente insistir em não cair, e isso virar um incômodo para a criança, os pais também podem participar ativamente do processo. Com um pedaço de algodão, ou gaze, balance o dente com cuidado para ver se ele se desprenderá da gengiva. Se ele ainda não estiver mole suficiente, basta aguardar mais alguns dias.

Assim que o dente sair, pressione a região por alguns minutos para coagular o pequeno sangramento da gengiva. Evite fazer bochecho ou até mesmo escovar os dentes logo depois. O creme pode irritar o local e gerar desconforto na criança. Uma boa pedida é tomar um sorvete. Além de ajudar no curativo ainda deixa o momento mais saboroso.

Um dos cuidados que os pais devem ter nessas horas é com os possíveis hábitos do pequeno. Ansiosa para a queda do dente, muitas crianças acabam cutucando a boca com lápis, palitos e outros materiais que podem machucar a gengiva. Também é importante conferir se a higienização está sendo feita corretamente enquanto o dente está amolecido.

Caso o dente permanente apareça atrás do dente de leite é recomendável visitar um odontopediatra pois pode ser que o dente de leite atrapalhe o alinhamento do permanente.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account