Saúde bucal: conheça os alimentos que contribuem para um sorriso saudável
Balas, refrigerantes e outras guloseimas são sempre apontadas como verdadeiras vilãs da saúde bucal. Se quase todo mundo já conhece os prejuízos causados por esse tipo de dieta, pouca gente sabe que também existem verdadeiros heróis nesse sentido. Alguns alimentos ingeridos constantemente contribuem para um sorriso saudável.
Uma alimentação equilibrada não é só importante para a dentição e a saúde bucal. Refeições equilibradas são fundamentais o bem-estar e funcionamento correto do corpo. Dentro da boca não é diferente. Algumas substâncias podem auxiliar em funções básicas, como manter acidez adequada, ajudar na higiene, restaurar o esmalte dos dentes entre outras.
Conheça alguns exemplos que precisam entrar na sua dieta:
Leite e derivados – Para começar, a estrutura óssea precisa estar sempre fortificada. Para isso, Nada melhor do que apostar em alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados.
Laranja e frutas cítricas – Além de ajudar no combate à gripe e aos resfriados, a vitamina C também é fundamental para a saúde bucal. Ela contribui para a produção do colágeno presente na gengiva, substância que auxilia na cicatrização de pequenos cortes e machucados. A ausência de vitamina C também pode provocar escorbuto, doença caracterizada por hemorragias na gengiva. Por isso, inclua as frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina; na dieta hoje mesmo.
Pepino e cenoura – Outro cuidado fundamental, ainda mais depois com o consumo de frutas cítricas, é manter a acidez da boca adequada. Nessa hora, pepino e cenoura são bons aliados. Eles ajudam a aumentar o ph bucal, o que dificulta a proliferação de bactérias.
Cebola – Além da correta higienização, a alimentação também pode ajudar no combate à cárie. É o caso da cebola, que conta com alta ação antibacteriana e precisa fazer parte da salada.
Maçã e cereais – Outra maneira de evitar o acúmulo de bactérias e auxiliar na higienização é promovendo a produção de saliva. Para isso, o ideal é apostar em alimentos ricos em fibras, como cereais integrais; e frutas, principalmente a maçã.
Chás – Alimentos ácidos também podem prejudicar o esmalte dos dentes. Tomar alguns chás pode ser a saída para evitar esse problema. A bebida produz um efeito antioxidante na dentição, deixando-a mais protegida. As melhores opções são o chá verde e o chá preto.
Chocolate, doces e outras opções ricas em açúcares também não precisam ser cortadas da dieta. O importante é saber dosar a quantidade e sempre caprichar na hora da escovação. Uma sobremesa gostosa também faz parte da alegria do dia.
Consumir os alimentos indicados também não significa que a saúde bucal está em dia. Por isso, é fundamental visitar um dentista regularmente. Se já está na hora de fazer a sua visita, nosso consultório fica em São Bernardo do Campo.
Gostei bastante das dicas! Nao sabia q o pepino e chas eram herois da saude bucal!
Parabens