• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
2fev2016
Uso do fio dental é fundamental para higiene | Foto: FreeImages.com/ Carlo Winkelmann

Uso do fio dental é fundamental para a correta higiene

Assim como o dentifrício e a escova, o fio dental é um instrumento fundamental para a correta higiene bucal. Quando usado corretamente, ajuda a retirar os resíduos que se depositam entre os dentes, uma região que não consegue ser atingida pela escovação. Apesar dos benefícios, é normal encontrar pessoas que ainda não colocaram o uso do utensílio na rotina.

Acreditar que o uso do fio dental é apenas um luxo é um grande erro. Ele é uma ferramenta importante na higienização da gengiva, combatendo a proliferação da placa bacteriana e outras doenças relacionadas, como a periodontite. A escovação, na maioria das vezes, não é suficiente para proteger corretamente o tecido, o que pode ocasionar problemas crônicos e até a perda de dentes.

Saiba como usar corretamente

Para que ele tenha o resultado esperado, o fio dental precisa ser utilizado corretamente. Caso contrário, a higienização ficará comprometida e, dependendo do caso, pode até mesmo machucar a gengiva. Para evitar qualquer tipo de problema, basta seguir algumas dicas bem simples:

Corte o tamanho correto

Não adianta querer economizar o fio dental e cortar um pedaço pequeno demais para enrolar com firmeza nos dedos. Mas cortar muito também não vai ajudar em nada e só atrapalhar o manuseio. O recomendado é um pedaço entre 40 cm e 50 cm. É um valor aproximado, não precisa ficar medindo com exatidão.

Escolha o modelo adequado

Quem vê de fora, acha que são todos iguais, mas não é bem assim. O mercado oferece dois tipos de fio, o de nylon, que é multifilamento e pode desfiar se os dentes forem muito próximos; e o PTFE, que possui filamento único. Eles também podem ser encerados ou não, apresentarem flúor, ter cores e sabores diferentes. Por isso, teste alguns modelos antes de se certificar de qual é o melhor para a sua boca.

Passe com atenção

Não adianta ter o modelo certo se ele não for utilizado corretamente. Por isso, enrole as pontas do fio nos dedos, normalmente os indicadores, e passe-o entre todos os dentes. Com o auxílio dos polegares, tente respeitar as curvas da dentição e os contornos da gengiva. Fique atento para não forçar o contato com a mucosa. Por ser muito fino, o fio pode fazer pequenos cortes e até provocar sangramentos. Na hora de trocar de dente, procure um trecho do fio que ainda não foi utilizado. Isso dificultará a proliferação de bactérias.

Apesar de não ter nenhum mistério na hora de manusear, muita gente acaba não dando a devida atenção ao fio dental e só utiliza quando algo fica preso entre os dentes. A rotina agitada das grandes cidades faz com que muitos não dediquem o tempo necessário nesse processo, mas na hora de cuidar da saúde e higiene não pode ter preguiça ou pressa.

Também não se deve pensar que uma higiene correta é garantia de saúde bucal e pode substituir a ida ao dentista. Seguir todas as orientações evita alguns problemas, mas as visitas ao odontologista precisam estar sempre em dia. Se você ainda não tem um profissional de confiança, nosso consultório fica em São Bernardo do Campo. Venha nos fazer uma visita.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account