• (11) 2669-8991
  • paulaportellaodontopediatria@gmail.com
  • (11) 97663-3878
28set2021

Busca pela autoestima nunca foi tão importante

Desde 2014, o mês de setembro é utilizado como alerta para prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), busca fomentar a discussão sobre o tema. Segundo os especialistas, uma das principais causas do suicídio é justamente o quadro de depressão severa – uma doença séria e silenciosa que ainda é muito negligenciada pela sociedade. 

A essa altura você deve estar se perguntando por que eu, especialista em saúde bucal, estou abordando um tema tão diferente da minha rotina de trabalho? Hoje, depois de dois anos em estado de alerta por conta da pandemia, é responsabilidade de todos os profissionais da saúde chamarem atenção aos cuidados com a saúde mental. Além disso, o consultório odontológico adquiriu uma responsabilidade extra e que pode ser muito importante nesse cenário. Desde 2019, o Conselho Federal de Odontologia permite que os profissionais dentistas executem serviços estéticos no pescoço e no rosto, conhecidos como harmonização orofacial. 

Depressão não se cura com procedimentos estéticos, é verdade, porém, esse cuidado com a aparência é fundamental para melhorar a autoestima. Só quem já passou por isso sabe a força motivadora que é olhar-se no espelho e sentir-se bonita.  Não é uma questão de vaidade, mas sim de segurança e conexão com o próprio corpo. 

Diante disso, é importante conhecer quais os principais serviços que você pode procurar no consultório. 

Aplicação de botox

Um velho conhecido das amantes de estética, o botox nada mais é que uma aplicação da toxina botulínica em locais específicos para suavizar marcas de expressão. Além de eliminar as rugas, no consultório nós também podemos utilizar a substância para combater o bruxismo e até para diminuir o sorriso gengival. É um procedimento rápido, seguro e com um ótimo resultado. 

Preenchimento com ácido hialurônico

Muita gente costuma confundir o preenchimento com ácido hialurônico com o botox, porém, eles têm utilização bem distinta. O ácido hialurônico é recomendado para regiões onde há uma perda de volume, ou seja, ele não aumenta a elasticidade como o botox, mas preenche sulcos faciais. Uma das grandes vantagens é que a substância tem fatores de hidratação e ajuda a deixar a pele com um aspecto mais saudável. 

Bichectomia

A bichectomia é um dos procedimentos oferecidos em alguns consultórios, mas que precisa de uma atenção extra. A técnica consiste em uma pequena cirurgia para retirada de parte da gordura localizada nas paredes das bochechas. O resultado é uma redução de volume da região, que contribui diretamente para o realce das maçãs do rosto e uma face mais fina e alongada. Pode parecer perfeito, mas nem sempre é um procedimento indicado. A questão é que, com o tempo, a retirada dessa estrutura pode contribuir para um quadro de flacidez na região. 

 Cirurgia plástica gengival

Você já deve ter percebido que algumas pessoas, ao sorrirem, mostram uma área ampla da gengiva. Essa alteração, conhecida como sorriso gengival, costuma causar muito incômodo, principalmente na hora de fazer fotos. A solução pode ser uma plástica gengival, onde é possível diminuir o excesso de gengiva e melhorar a harmonização do sorriso. O procedimento é simples, mas requer alguns cuidados no pós-operatório para garantir o resultado. 

Clareamento

Outro tratamento muito popular é o clareamento dental. Hoje, existem diversos procedimentos para diminuir as alterações de cor causadas pelo tempo. Independentemente do método, o clareamento busca deixar o sorriso mais branco, porém, sem ficar com um aspecto falso. 

Facetas de porcelana

Um dos grandes sucessos estéticos nos últimos anos é justamente a aplicação de facetas de porcelana, ou seja, pequenas e finas estruturas, feitas sob medida, que são anexadas nas superfícies dos dentes. O resultado é um sorriso uniforme e perfeito, uma técnica muito utilizada por artistas. O cuidado também é garantir a naturalidade. Em alguns casos, a pessoa opta por uma aplicação de facetas e, após o procedimento, acaba ficando nítida a intervenção. 

Todos os procedimentos têm resultados incríveis, porém, quando a pessoa consegue realizar mais de uma técnica, buscando a harmonização facial, o resultado é surpreendente.

Ficar de bem com a própria aparência é uma sensação única. Se você ainda tem dúvidas, marcar uma consulta de avaliação para conversar com o profissional é uma boa maneira de conhecer todos os detalhes antes do procedimento. Não subestime a importância de cuidar de você mesma. 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your Account